Viagens
Por Jessie Caruzo e Neto Costa
12 de Maio 2017

ITÁLIA: COMO PLANEJAR SEU ROTEIRO 16 dias na Itália sem Agência de turismo

Começamos a planejar nossa viagem para Itália logo depois de comprarmos nossa passagem! 

A Itália com certeza era um dos países que tínhamos vontade de conhecer, e quando achamos uma promoção bacana no site Melhores Destinos (fica aqui nossa dica para quem quer encontrar passagens com bons preços), compramos logo!

Tínhamos aproximadamente 3 meses de antecedência, o que facilitou e muito encontrarmos hotéis com preços razoáveis, já que iríamos viajar no começo de temporada, especificamente em Junho.

Ah, e o que achamos de viajar em épocas de alta temporada?

Preferimos sempre optar por conhecer os lugares logo no início ou bem no final dela.

Assim evitamos multidões exageradas de turistas, e não passamos perrengues em relação ao clima, como aconteceu em Nova York. (Sempre cheque qual a temperatura que vai estar na região visitada ANTES de comprar sua passagem).

Agora vamos para a parte prática! A única coisa que sabíamos, era que queríamos conhecer o máximo de cidades possíveis dentro do nosso prazo. Antes de mais nada, é preciso achar um equilíbrio entre onde você quer ir, e onde é possível ir. Uma palavra: logística. 

Para nós, a melhor forma de conhecer a Itália é chegar por uma cidade no extremo norte, e deixar o país pelo extremo sul, ou vice-versa. 

E foi exatamente o que fizemos ao comprar nossa passagem. Chegaríamos em Milão, e deixaríamos a Itália por Nápoles. (Para fazer isso, é só mudar nas configurações da busca de sua passagem e selecionar o campo Múltiplos Destinos ou Múltiplas Cidades).

A locomoção entre as cidades na Itália é super simples, praticamente você consegue acessar todas elas através dos trens de alta velocidade. Compramos todas nossas passagens pela internet, em um site mais do que explicativo! Aqui vai mais uma dica: Rail Europe. Depois é só imprimir seu ticket e levar com você na viagem! 

Bom, chega de falação e vamos ao nosso roteiro!

Dia 1 – Viagem saindo do Brasil (chegar em Milão)

Dia 2 - Milão (Dormir em Milão)


Dia 3 - Milão (Dormir em Milão)


Dia 4 - Lago di Como e Bellagio (Dormir em Milão)


Dia 5 - Veneza (Dormir em Veneza)


Dia 6 – Murano e Burano (Dormir em Veneza)


Dia 7 - Florença (Dormir em Florença)


Dia 8  – Florença (Dormir em Florença) 

Dia 9 - Siena, Montepuciano, Montalcino, Sam Gimignano e Pisa (Dormir em Florença) 

Dia 10 - Roma (Dormir em Roma)


Dia 11 - Roma (Dormir em Roma)


Dia 12 - Vaticano (Dormir em Roma)


Dia 13 - Salerno e Positano (Dormir em Positano)


Dia 14 - Amalfi (Dormir em Positano)


Dia 15 - Capri (Dormir em Positano)


Dia 16 – Saída de Nápoles (voltar para Brasil)

Vocês podem notar que conseguimos fazer 18 cidades em apenas 16 dias sem alugar carro e sem andar de taxi em nenhuma delas! Mas isso vamos contando para vocês ao longo dos posts. 

Reparem que a estratégia foi montar ‘cidades base’, assim consegueríamos passear bastante durante o dia e voltávamos ao nosso hotel praticamente para dormir. 

Lembrando que esse foi um roteiro que exigiu um pouquinho de disposição devido ao deslocamento frequente, mas que para nós acabou se encaixando perfeitamente no que queríamos fazer! 

Ir conhecendo as cidades, vendo a diferença entre elas, provando da gastronomia e cultura de cada uma, foi demais!

Esperamos que tenham gostado!

Jessie Caruzo e Neto Costa

Apaixonados por gastronomia, fotografia, mundo digital e redes sociais, moramos em Ribeirão Preto e somos formados em administração. Criamos esse espaço onde dividimos nosso dia a dia, dicas, experiências gastronômicas, viagens, receitas, projetos e muito mais! Sejam bem vindos!