Experiências Gastronômicas
Por Jessie Caruzo e Neto Costa
12 de Dezembro 2015

MENU DEGUSTAÇÃO TUJU Por Ivan Ralston

Sem dúvidas conhecer o TUJU foi uma grata surpresa! Nós adoramos!

Detentor de uma estrela no conceituado guia Michelin, o restaurante fica localizado na Vila Madalena, mais precisamente na Rua Fradique Coutinho.

Sua arquitetura é divertida e transparece bastante o conceito moderno e ao mesmo tempo orgânico, características essas, presentes em todo seu menu.

Sobre o ambiente interno, ficamos impressionados! Amplo, moderno e super aconchegante! Nos sentimos acolhidos nos mínimos detalhes. 

Claro que não poderíamos deixar de sentar próximos à cozinha, que por sinal é um show à parte! Poder acompanhar os movimentos do Chef Ivan Ralston e de sua equipe foi incrível!

O bar, que também leva o mesmo conceito aberto, fica localizado bem no meio do restaurante e possui um cardápio de coquetéis bem extenso. 

Pedimos um Negroni como aperitivo e a decisão foi mais do que acertada! Com certeza um dos melhores que já tomamos em São Paulo. Parabéns ao mixologista!

Curiosidade: Negroni é uma bebida italiana que leva gim, vermute e campari. No caso do TUJU, Gin Beefeater, vermute Carpano Antica Formula e Campari, envelhecido em carvalho e bálsamo por R$34,00.

Além de todo o ambiente interno, o restaurante ainda possui uma área externa muito bacana! Lá são cultivadas algumas de suas ervas e plantas utilizadas no menu. No andar superior ainda existe uma estufa aberta à visitação. 

"Aqui temos um restaurante dentro de uma horta, e não uma horta dentro de um restaurante!" .

Essa foi a frase que ouvimos ao perguntar sobre o cultivo das famosas PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), elementos utilizados com bastante frequência em seus pratos.

Mas chega de falar sobre o local e vamos partir para o Menu degustação! 

Como queríamos conhecer um pouco mais sobre o trabalho autoral do Ivan, pedimos o Menu degustação que inclui 12 pratos em porções reduzidas. 

Logo de início, e com muita agilidade, o couvert foi servido com pães caseiros variados, manteiga e azeite. Os pães estavam deliciosos e acompanharam quase toda a degustação. 

Reparem na criatividade e apresentação cuidadosa até nos elementos mais simples, ponto para o restaurante!

Após o couvert, provamos uma brusqueta de língua com beldroega. Ousada na medida certa! Nunca imaginamos provar uma brusqueta com essas características. Muito bom!

O segundo prato foram texturas de abóboras servidas na própria abobrinha com coalhada e cambuquira (broto da abóbora). 

Na sequência, ostra com cajuína (bebida típica do nordeste brasileiro) e vinagrete de papaia verde. Inusitado e delicioso.

Partindo para o próximo prato, um éclair (uma espécie de bomba) com recheio de ouriço e alga Codium. A textura do ouriço harmonizou perfeitamente com a éclair, muito diferente! 

Detalhe: na maioria dos pratos, não se usam talheres para comer.

Na sequência, uma tapioca com Foie Gras, Cambuci (fruta adocicada da nossa Mata Atlântica) e especiarias.

O próximo prato foi um buquê de PANC’S (plantas alimentícias não convencionais) cultivadas nos próprios jardins do restaurante. Demais!

Continuando com o menu degustação, na seqüência, com certeza um dos destaques de toda essa experiência!  Tutano marinado no missô, acompanhado de pão de castanhas do Pará igualmente delicioso.

Logo depois foi a vez da sardinha no tucupi com erva doce e azeitona, de apresentação e sabor incríveis! 

O bacana é perceber como o Chef implementou em seu Menu elementos tão ousados mas que se complementam e harmonizam entre si,  como por exemplo essa pescada do dia no vapor com couve flor, lírio do brejo e castanha de pequi! 

Viajamos pelas texturas, aromas e sabores!

Dando continuidade,  um ancho de wagyu, beterraba defumada e folhas de amaranto roxo. Suculento na medida certa!

E para finalizar, os tradicionais embutidos e curados da casa.

Ainda na sequência, como se não bastasse, ainda foram servidos uma seleção incrível de queijos brasileiros.

Partindo as sobremesas, a primeira foi esse doce chamado Terezinha, feito a base de laranja e cachaça!

A segunda sobremesa, já nos encantou logo de cara por ser simples e criativa. Doce de batata doce com sorvete de mandioquinha. Minuciosa e ao mesmo tempo moderna!

E para finalizar alguns docinhos. Bombom de baunilha, macaron de chimarrão e um caramelo de maracujá. 

Simplesmente adoramos como todo o menu degustação foi executado e servido! 

Destaque para a equipe, que sempre muito atenciosa, tirou todas nossas dúvidas sobre algum ingrediente que por ventura não conhecíamos. 

Em um balanço geral, foi uma experiência incrível! O preço do Menu Degustação é de R$320,00 por pessoa sem harmonização. 

Nossa, só de escrever ficamos com água na boca e loucos de vontade de voltar! Esperamos que tenham gostado!

Jessie Caruzo e Neto Costa

Apaixonados por gastronomia, fotografia, mundo digital e redes sociais, moramos em Ribeirão Preto e somos formados em administração. Criamos esse espaço onde dividimos nosso dia a dia, dicas, experiências gastronômicas, viagens, receitas, projetos e muito mais! Sejam bem vindos!